Houve uma época em que a cultura européia, italiana e francesa principalmente, exerceu uma influencia muito grande na juventude do nosso País. Isto aconteceu na virada da década de 50 para 60 e logo após a Revolução de 1964 os militares redirecionaram a nossa influencia para o dominio americano, talvez este tenha sido o maior dos crimes cometido pelo Regime Militar, passamos a seguir uma doutrina imediatista e consumista que valorizava apenas o poder material, perdemos a alma e a magia da cultura europeia.
Foram obras que apesar de "banidas" continuaram sendo executadas em clubes e círculos culturais, acabaram se tornando apenas uma herança cultural dos mais ricos e abastados que podiam importar esses "bolachões de vinil" com conteúdo de alta qualidade, enquanto a massa sofria com a invasão muito bem orquestrada e implementada do "lixo enlatado" americano.
A filosofia do "seguir o curso normal da história", muito bem retratada pela cultura europeia, foi sendo aos poucos substituída pelo "fazer o curso da história",impondo padrões, costumes e hábitos moldados para a defesa dos interesses americanos - era o início da "Pax Americana", consolidada com o esfacelamento do Império Soviético, o mundo nunca mais foi a mesma coisa.
Françoise Hardy - Tous les garcons et les filles
Mais sobre Françoise Hardy no Wikipedia ou em Site Oficial desta maravilhosa cantora que ainda continua na atividade musical.
0 comentários:
Postar um comentário